top of page

O Assustador ChatGPT

  • Foto do escritor: Roger Sampaio
    Roger Sampaio
  • 6 de set. de 2024
  • 4 min de leitura


Olá, meus guerreiros. Como estão? Espero que todos estejam bem e felizes. Caso não, procurem ficar (Kkkkkkkkkkkkk). No momento que estou escrevendo esse artigo, setembro de 2024, certamente alguns de vocês já ouviram falar do ChatGPT ou mesmo utilizaram para auxiliar em alguma tarefa. Segunda uma pesquisa divulgada pela plataforma de visibilidade online Semrush, o Brasil é o 4º país que mais usa a ferramenta no mundo, alcançando 123 milhões de acessos em um mês, contabilizando um total de 2,4 bilhões. E quanto as possibilidades de uso da ferramenta chega a ser assustadora assim como é o pokemon fantasma Haunter. Mas o que é o ChatGPT, onde vive, o que come, o que faz ... isso e muito mais veremos aqui no Roger Repórter.


  1. O que é o ChatGPT?


O ChatGPT, do inglês Chat Generative Pre-trainer Transformer, é uma tecnologia da área de Inteligência Artificial, criada pela empresa OpenAI, lançada em 30 de novembro de 2022. Conforme o próprio nome sugere, trata-se de um chatbot que responde a usuários, porém com uma particularidade comparado aos demais tecnologias desse meio: naturalidade e semelhança a linguagem humana. Em outras palavras, pensamos que estamos falando com um ser humano, porém é apenas um computador. Quando estamos operando-o, ele consegue ler e interpretar os comandos e ainda responder de uma forma bem precisa e realmente surpreende. A ferramenta combina duas vertentes da Inteligência Artificial: processamento de linguagem natural e IA generativa.


A arquitetura da ferramenta é composta por um modelo de linguagem grande (Large Language Model, LLM), fruto de uma rede neural com muitos parâmetros e bastante sofisticada. Meu guerreiro, pense que para construir essa ferramenta, foi criado um cérebro artificial em uma máquina para que realmente possa aprender. A aprendizado não supervisionada foi utilizada no processo de treinamento do modelo, fornecendo uma grande quantidade de textos não rotulados.


Guerreiro, vamos observar na prática toda a teoria descrita até o momento. Note o texto que o ChatGPT gerou ao pedir para fazer um resumo sobre o desenho X-Men.

O mais curioso é se você pedir para resumir novamente outro resumo do X-Men, a ferramenta descreverá de outra maneira. Ou seja, os resultados são dinâmicos a cada execução, sem perder a qualidade do conteúdo.


2. Como podemos acessar a ferramenta?


É bem simples, basta acessar a página oficial e começar a elaborar a pergunta. A ferramenta é gratuita para fins de experimentação, existindo também a versão paga com funcionalidades adicionais. Podemos efetuar o login ou não, porém a ferramenta recomenda o login para obtenção de respostas mais espertas, carregamento de imagens e arquivos. Suponha que a mãe Joana pretende fazer um jantar especial para comemorar a formatura de seu filho Carlos. Ela está em dúvida como fazer um estrogonofe de frango, porque nunca havia feito antes. Ao invés de Joana perder muito tempo pesquisando nos livros de receita, basta perguntar diretamente ao ChatGPT. É simples. Joana certamente ficará feliz e surpreenderá seu filho Carlos com o jantar. Veja.


A versão mais recente do ChatGPT é baseada no modelo GPT-4. Frequentemente a empresa criadora OpenAI lança novas versões atualizando e melhorando os modelos de linguagens.


O ChatGPT está disponível também no mundo Microsoft, sendo integrado ao serviço Azure OpenAI, expandindo uma variedade de cenários de uso como, por exemplo, resumir conteúdo, gerar sugestões de textos para e-mails e até ajudar com perguntas de programação de computadores entre outras opções.



3. Como podemos utilizar a ferramenta?


Dê asas a imaginação quanto a pergunta que pode ser feita. Podemos utilizar o ChatGPT para elaborar textos, letras músicas, poesias, contos, códigos de programação, receitas, manual de instruções e muito mais. Se compararmos ao Google em que precisamos pesquisar item por item em diferentes páginas de resultados, o ChatGPT centraliza tudo em único local. Particularmente um dos recursos que considero mais chamativos, como Cientista de Dados, é a possibilidade de geração de códigos prontos. Guerreiro, sabe aquela dúvida de como se escrever tal comando em uma linguagem específica? Ao invés de gastarmos longos minutos pesquisando no Stackoverflow ou na documentação oficial da linguagem, podemos economizar tempo e pedir para o ChatGPT gerar para nós, é simplesmente magnífico.


4. Como as empresas estão usando?


As empresas independente do ramo de atuação, estão adotando cada vez o uso do ChatGPT. Segundo o blog zapsign, existem muitas possibilidades de aplicação, os quais podemos destacar as seguintes abordagens.

1 - Atendimento aprimorado personalizado. Estratégia utilizada principalmente no setor bancário, envolvendo a construção de um chat inteligente, que fornece respostas imediatas e eficazes as perguntas dos clientes, operando em uma escala 24/7. Em outras palavras, não é necessário escrever os estritamente comandos para que o ChatGPT interprete corretamente, visto que consegue compreender variações. Suponha que precisamos contratar um empréstimo consignado em um banco. Perguntas do tipo "preciso de um empréstimo consignado", "empréstimo consignado", "empréstimo que desconta em folha", "empréstimo e folha de pagamento" - todas os ChatGPT consegue interpretar naturalmente semelhante a ser humano.

2 - Geração automatizada de conteúdo. A geração de conteúdo é uma das principais atividades de empresas que trabalham com entretenimento em especial utilizando redes sociais. O ChatGPT permite gerar conteúdo - desde artigos, passando por descrições de produtos e até mesmo roteiros de marketing.


5. &#@# A Censura


Para evitar a geração de conteúdo impróprio tais como abuso sexual, incitação a violência, suicídio, racismo e afins nas respostas, o ChatGPT implementou um modelo adicional. Dessa maneira não é possível solicitar, por exemplo, instruções para ferramenta de como violar um produto de software (pirantear). Veja.


6. Ele substituirá o ser humano?


Essa é uma pergunta bastante frequentemente, acredito que semeada ainda na época dos filmes de ficção de guerra entre máquinas e seres humanos como, por exemplo, o Exterminador do Futuro. Como qualquer ferramenta da IA, facilitará e automatizará muitas atividades cotidianas em diversas áreas, porém não ao ponto de substituir integralmente. A IA é como uma faca, pode ser boa ou ruim assim como podemos usar a faca para cortar um pedaço de pão ou ferir alguém. Logo a pessoa ou organização que estiver utilizando a IA deverá ter consciência do uso, funcionalidade e também das limitações e restrições. Deixe-me saber: você já está usando o ChatGPT no seu dia-a-dia? E para qual finalidade? Beijos e até a próxima.









Yorumlar


bottom of page